23 de abr. de 2009

Tecnologia: Cigarro Eletrônico

Navegando pela internet me deparei com essa novidade lançada pelos chineses (só podia ser), trata-se de um cigarro que não produz cheiro, não faz mal a saúde e não deixa mal hálito (se é que isso é possível).

Trata-se do cigarro eletrônico, ou cigarro do futuro o produto já é comercializado no Brasil através de lojas on-line, não tenho a menor idéia se cumpre o que promete, porém, navegando pelo famoso oraculo de vídeos, YouTube, achei um vídeo interessante sobre um test drive deste cigarro onde contém diversas explicações do mesmo.

Veja como o cigarro funciona:

A piteira do dispositivo contém cartuchos cheios com um líquido que podem ou não conter nicotina . São 4 densidades: alto, médio, baixo e zero teor. Existe também diversos tipos de sabores como por exemplo: Chocolate[bb], Morango, Café, Marlboro entre outros.

O ar flui através do dispositivo, que é detectado por um microprocessador. Neste microprocessador encontra-se ativo um atomizador que injeta micro gotículas do líquido para o escoamento do ar o que produz uma névoa de vapor que é inalada pelo usuário. A adição de propilenoglicol no líquido faz a névoa assemelhar-se muito aos cigarros normais.

O microprocessador também ativa uma LED de cor laranja, instalado na ponta, para simular o cigarro aceso. Isso, não só simula tabaco, mas também a temperatura do fumo do cigarro comum (50-60 °C).

As unidades utilizam baterias recarregáveis como fonte de energia. A energia produzida é suficiente para aquecer a nicotina e produzir fumaça do cigarro.

O Cigarro Eletrônico não contem nenhum outro produto químico prejudicial a saúde, apenas nicotina, em pequenas concentrações.

Cada cartucho pode ser usado para 150 inalações aproximadamente, o equivalente a quase um maço de tabaco tradicional (20 cigarros) .

Fonte: http://www.cigarrodofuturo.com


Test Drive

Veja o vídeo publicado na internet do Test Drive desse cigarro:



Vale salientar que apesar dos "bonefícios" que esse cigarro trás ou se preferir os "malefícios" que o cigarro normal deixam de trazer são fortemente contestados pela OMS conforme publicado na Folha Online: http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u448781.shtml

Bem, pelo menos o Danilo Gentili não reclamaria mais dos incômodos causados pelo cigarro. =o)



Nenhum comentário: