9 de ago. de 2010

Dica: Reinstalando o Grub em um computador com Windows instalado depois do Linux

Há algum tempo não venho trabalhando tecnicamente com computadores, apesar de ser técnico por essência. Comprei um notebook e resolvi então instalar o Ubuntu 10.04 juntamente com o Windows 7 que veio junto com o aparelho (OEM).

Porém como não trabalhara tecnicamente a pelo menos 2 anos e meio fiz a primeira caca que foi apagar o Windows 7 original que veio com o note e instalar o Ubuntu 10.04 em uma parte do disco rígido, deixando uma outra parte sem formatação para instalação do Windows.

Até a finalização da instalação do Ubuntu nenhum problema, o problema é que depois desta instalação resolvi instalar o Windows na partição previamente separada e não formatada, após correr com a instalação do Windows 7 sem maiores problemas notei e lembrei que feito isto o sistema da Microsoft reescreve o MBR (Master Boot Record) e então passa a não reconhecer o sistema livre para que seja efetuado o boot.

Me atrevendo novamente na área técnica peguei a dica via Google como recuperar rapidamente o Grub, inclusive com reconhecimento da partição Windows e Linux.

Para isso basta fazer o seguinte:

Usando o CD de instalação do Ubuntu ou qualquer outra distro Linux ou mesmo o live CD inicie o sistema pelo unidade de CDROM, após finalização do boot, abra um terminal e faça como se segue:
--
$ sudo -i
# mount /dev/sda1 /mnt (Onde sda1 é a partição onde se encontra o sistema raiz (/) da sua instalação linux; O numero da unidade pode variar).

Caso em sua instalação inicial do sistema livre você tenha criado uma partição /boot separada a monte dentro da montagem anterior (raiz).

# mount /dev/sda2 /mnt (Onde sda2 é sua partição separada para /boot , caso você não tenha criado a partição /boot separadamente pule este passo. O número da unidade também pode variar).

Basta então digitar:

# grub-install --root-directory=/mnt/ /dev/sda

Pronto! Dê um boot no seu equipamento, entre novamente em seu linux e então basta digitar:

# grub-update

Feito isso você estará com os 2 sistemas operacionais a sua disposição na inicialização de sua máquina.

Nenhum comentário: